Alimentador de pássaros com garrafa pet - Passo a passo

Amei esse modelo de alimentador de pássaros utilizando garrafa pet.

fonte: casinha da árvore
O que vai precisar?
2 garrafas pet limpas e sem os rótulos,
2 pedaços pequenos de jornal enrolados em forma de tiras,
1 fita adesiva,
tesoura e barbante.

Corte a garrafa como no esquema acima, de uma forma com que se tenha espaço para ps passarinhos alcançarem a comida e ficarem em pé na garrafa. Aí com a tira de jornal enrolada, coloque-a esticada na base onde o passarinho vai pousar pra se fazer uma espécie de puleirinho e prenda com a fita adesiva. Desse jeito o passarinho vai se sentir mais confortável pousado na garrafa. Imagina a dificuldade que seria se manter equilibrado naquela parte fininha cortada da garrafa?

Depois que cortou e prendeu as tiras de jornal com a fita nas duas garrafas aí é só colocar um pouco de alpiste (que a mamãe pode comprar na casa de ração) em uma, um pouco de água na outra e pendurá-las com o barbante amarrado nas pontas no melhor lugar do seu quintal.


Os passarinhos virão bem depressa!



Alguns exemplos, como esse:
Aahh, nesse foi queimado levemente a base onde o passarinho apóia os pés. Dessa maneira o plástico dobra para dentro e não machuca os pézinhos deles.


Nesse aqui foi colado EVA, para um pouso confortável







Quer construir o seu? Inspire-se nas idéias que encontrei, algums bem simples. Adapte, personalize, faça que fique com a sua cara e com o jeitinho do seu jardim e da sua varanda.
Comedouro para passaros de garrafa petEsse comedouro é interessante porque é automático. Você abastece com as sementes que vão sendo liberadas a medida que os pássaros vão comendo. Faça um corte na tampa da garrafa, de lado a lado, que não seja largo demais, para que as sementes caiam a medida que for preciso. Use como base do comedouro um prato de vaso, e fixe-o na garrafa como na imagem. Faça dois furos no fundo da garrafa, por onde você passará um fio ou arame que suspenderá o conjunto. Encha com uma mistura de sementes e aprecie os pássaros chegando. Mas lembre-se de limpar o prato frequentemente.
Do blog Bulbos em Flor.
Esse comedouro foi feito usando um garrafão de água com as laterais abertas para os pássaros entrarem. A tampa recebeu um furo por onde prende-se o fio que a suspende.
Do blog Quinta da Ribeira.
Comedouro para passaros com garrafão de pet
Comedouro para passaros com caixa de leiteA caixa de leite torna-se facilmente um comedouro. Basta lavar muito bem, recortar as laterais como na imagem e levantar as abas da parte de cima onde ficam os furos para passar os fios que a suspendem. Do blog Quinta da Ribeira.
Esse comedouro foi feito com um pedaço de bambu cortado ao meio. Super ecológico, não acham? E lindo também.
Da Rede Social do Bambu.
Comedouro para passaros feito de bambu
Comedouro para passaros de panelas esmaltadasEsse comedouro foi feito com duas panelas esmaltadas, uma haste de ferro com rosca, 4 parafusos e 4 porcas. Basta fazer os furos no centro das panelas e montar a estrutura. Com certeza vai durar muito tempo. Do Varal de Idéias.

.
Tem duas coisas muito importantes para ressaltar. Primeiro que os pássaros não vão aparecer assim que você colocar a comida e virar as costas. É preciso criar o hábito da visita, o que pode levar alguns dias. Aí vem a segunda coisa muito importante: depois que começou a alimentar os pássaros, não os abandone. Abasteça o comedouro todos os dias. Eles se acostumam com a situação de encontrar alimento no mesmo lugar e podem morrer de fome caso você pare de um dia para o outro. Quando precisar suspender a alimentação, por qualquer motivo, faça isso gradativamente, assim eles tem tempo de buscar comida nas redondezas.
Você já tem um comedouro desses? Demorou pra compartilhar conosco as fotos. Envie.

fonte: vila do artesão.

Nenhum comentário: